ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Paróquia Bom Jesus - Córrego do Bom Jesus - por Pe. Andrey Nicioli


Criação: 1899

Abrangência: Córrego do Bom Jesus

Pároco: Vanir Ramos Barbosa

Contato

Praça da Matriz, 98

Centro

37605-000 - Córrego do Bom Jesus - MG

(35) 3432-1193

sbjesus1911@yahoo.com.br

 

Os principais acontecimentos religiosos de Córrego do Bom Jesus nos últimos 50 anos estão relacionados aos símbolos maiores da paróquia. o Santuário da cidade e a imagem de seu padroeiro. 

A antiga igreja, construída no século XIX, encontrava-se em condições precárias quando o Cônego Foch Morais Teixeira assumiu o encargo de vigário ecônomo de Córrego, em janeiro de 1968. Instada a escolher entre uma reforma geral e a construção da outra igreja, a população católica local aderiu majoritariamente à segunda opção. as obras do novo Santuário, coordenadas pelo cônego  Foch e apoiadas pelos devotos do Bom Jesus, foram concluíds em 1972, recebendo a Sagração de Dom José D'Ângelo Neto em agosto daquele ano. 

Ao contrário do que ocorreu à primeira igreja do município, a mais antiga imagem do padroeiro resistiu à ação do tempo e alcançou o século XXI. A escultura portuguesa de madeira, trazida para Córrego em 1873, foi completamente restaudada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico entre 2009 e 2010. com sua policromia original, a imagem do Bom Jesus regressou ao Sul de Minas em julho de 2010, durante a abertura da novena da festa do padroeiro. para recebê-la, houve procissão de Cambuí até o Córrego. 

 

 

 

Publicado no dia 30/03/2017