ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Maria da Fé - por Pe. Andrey Nicioli


Criação: 1908

 Abrangência: Maria da Fé

Pároco: Padre Leandro Edevaldo dos Santos

Contato

Rua Ana J. Ferraz, 02

Centro

37517-000 - Maria da Fé - MG

(35) 9.9886-6824/ 9.9242-4325

paroquiadelourdes@yahoo.com.br

 

Maria da Fé conserva boas recordações de duas personalidades que participram da vida religiosa local nas últimas cinco décadas: os padres Joaquim Carneiro Filho e José de Anchieta Ribeiro de Noronha. 

O primeiro, conhecido como padre Juca, dirigiu a paróquia Nossa Senhora de Lourdes entre 1957 e 1970. Percenbdo a musicalidade do povo mariense, incentivou a formação da banda masculina Lira Nossa SEnhora de Lourdes e da Corporação Musical Feminina Santa Cecília. . Os dois grupos foram criados como propósito de acompanhar a Procissão do Encontro e chegaram a gravar um disco no Rádio Nacional do Rio de Janeiro. 

Padre Juda destacou-se também como educador. Encabeçou o movimento para a construção do Ginásio Nossa Senhora de Lourdes (atualmente escola estadual), após a qual tornou-se diretor e professor da instituição. 

O paroquiato do padre Anchieta (1970 a 1982) está igualmente presente na memória do povo de Maria da Fé. No auge da Teologia da Libertação, o então pároco realizou trabalhos sociais com os pobres e idosos, além de unir-se com os vicentinos para criar a Festa de Agosto, de cunho filantrópico. Padre Anchieta é lembrado como grande entusiasta de movimentos ligados à juventude, como TLC, ECLAM e Olho de Cristo. 

 

 

 

Publicado no dia 30/03/2017