Paróquia Santa Isabel - Piranguinho - por Pe. Andrey Nicioli

Criação: 1958

Abrangência: Piranguinho

Pároco: Padre Benedito Francisco Lopes (Padre Dito Chico)

Contato:

Praça Cel. Braz, 55

37508-000 - Piranguinho - MG

paroquiasantaizabel@yahoo.com.br

No penúltimo dia de 1962, foi sancionada a lei que criou o município de Piranguinho, até então distrito de Brazópolis. Nove meses se passaram até outro marco da história local, no final de setembro de 1963: a procissão que conduziu o Santo Cruzeiro ao alto do morro que hoje leva seu nome. Abençoadas pelo símbolo do cristianismo, a cidade e sua paróquia atravessariam nas décadas seguintes um período de  notável desenvolvimento político e espiritual.

Durante os anos 70, verificou-se o crescimento dos movimentos religiosos, atentos à realidade social do país e do município. Foi nessa fase que o Padre Arquimedes Carvalho de Andrade (1974 a 1976) acompanhou a formação de grupos de oração, círculos bíblicos e movimentos da juventude. A partir de 1979, o Monsenhor Vicente Pereira Gomes e o Padre Douglas Tadeu Dória estruturaram comunidades eclesiais de base nos bairros rurais, formando expressivas lideranças.

A militância dos leigos foi fortemente estimuladas pela Paróquia Santa Isabel na década de 1980, época em que o Brasil se reencontrava com a democracia e a cidadania. O Padre Benedito Ramon Pinto Ferreira (1993 a 1997) promoveu a abertura de um importante espaço para a formação de leigos em Piranguinho, a Escola da Fé.

Publicado no dia 03/04/2017