Paróquia São Benedito - Ibitiúra de Minas - por Pe. Andrey Nicioli

Caixa Postal 08

37790-000 - Ibitiúra de Minas - MG

paroquiaibitiura@yahoo.com.br

A história da paróquia de Ibitiúra de Minas ainda estava em seu limiar quando uma jovem tornou-se conhecida por consagrar-se inteiramente à serviço da Igreja. Edivina Mercês de Carvalho pertencia a uma família de classe média, mas notabilizou-se pelo desapego e altruísmo. Exerceu as funções de sacristã e catequista de crianças e adultos. Apesar das limitações que uma doença cardíaca lhe impunha, ela não media esforços para contribuir com o desenvolvimento da paróquia.

Na mesma época emq ue o estado de saúde de Edivina agravou-se, o então pároco de Ibitiúra, Padre Sebastião Pereira Dal Poggetto, submeteu-se a uma cirurgia no estômago. Conta-se que a sacristã, ao saber da operação, teria oferecido a Deus em sacrifício para que o pároco sobrevivesse e se recuperasse. Nos dias que se seguiram, ela passou por grande sofrimento até falecer. A cerimônia de exéquias atravi vários sacerdotes de cidades vizinhas.

Padre Poggetto é outra figura proeminente da história da Paróquia São Benedito, do qual foi pároco (1959 a 1975) e administrador paroquial (1993 a 1994). O Padre assuncionista Damião Van der Zandem também prestou relevantes serviços à comunidade, notadamente na obtenção de recursos para a reforma da Igreja Matriz.

Publicado no dia 03/04/2017