Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Pouso Alegre - por Pe. Andrey Nicioli

Criação: 1975

Abrangência: parte do município de Pouso Alegre

Pároco: Padre Adriano São João

Vigários Paroquiais: Padre Leandro Luís Mota Ribeiro e Padre José Francisco Ferreira

Contato:

Avenida Frederico Ozanam, 71

37550-000 - Pouso Alegre - MG

(35) 3422-5000/ 3423-0101

paroquiadefatima13@yahoo.com.br

www.webradio13demaio.com

Gestada desde 1972, a segunda paróquia de Pouso Alegre começou a tomar corpo no ano seguinte, quando Dom José D'ângelo Neto entregou a comunidade aos cuidados do Padre Geraldino Peixoto Arantes. Em janeiro de 1974, a Socidade São Vicente de Paulo doou o terreno a ser ocupado pela Igreja Matriz, cujas obras começaram em março do mesmo ano.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre (MG) foi criada no dia 13 de maio de 1975, desmembrada da Paróquia Bom Jesus, Catedral Metropolitana, até então a única Paróquia do município. A nova comunidade paroquial foi criada pelo Reverendíssimo Dom José D'Angelo Neto, Arcebispo Metropolitano que elevou à dignidade de Matriz a igreja em construção nos terrenos outrora pertencente à Vila Vicentina. No ano de 1969, o Cônego Augusto José de Carvalho, Cônego Carvalhinho, aceita o convite do Arcebispo Dom José e assume os trabalhos de implantação da futura Paróquia.

Em 03 de janeiro de 1972, acontece o primeiro encontro para discutir as bases para a formação da nova Paróquia. Fica estabelecida a abrangência de nove regiões urbanas e quatro rurais para constituir o território paroquial. As Missas são celebradas na Capela de São Vicente de Paulo, na antiga Vila São Vicente. No dia 24 de julho de 1973, a administração paroquial fica a cargo do Padre Geraldino Peixoto Arantes que se empenha na construção da nova Matriz. No ano seguinte os vicentinos concedem uma área de 800 m² para a construção da nova igreja. Em 24 de abril de 1974 é lançada a pedra fundamental da Matriz.

Em dezembro de 1974, graças ao empenho do Padre Arantes e o trabalho dos moradores da zona rural, erguem-se, em mutirões, os primeiros pilares da nova igreja. Com as obras em andamento, o administrador, em fevereiro de 1975, solicita do governo português uma imagem “fac símile” de Nossa Senhora de Fátima. No dia 13 de maio do mesmo ano os fiéis acolhem festivamente sua padroeira. Após percorrer em carro aberto as ruas da cidade, Dom José entrega solenemente a imagem ao Padre Arantes que a coloca no altar-monumento, instaurando definitivamente a segunda Paróquia de Pouso Alegre. Padre Geraldino Arantes permanece à frente da comunidade até 1978.

Em junho de 2010, os fiéis receberam com perplexidade a notícia do falecimento do então pároco, Monsenhor José Eugênio da Fonseca. No mesmo ano, Padre Marco Aurélio Gubiotti foi nomeado novo pároco, permanecendo até 2013, quando foi nomeado Bispo de Itabira e Coronel Fabriciano pelo Papa Bento XVI.

Publicado no dia 03/04/2017