Paróquia Imaculado Coração de Maria - Pouso Alegre - por Pe. Andrey Nicioli

Criação: 1976

Abrangência: parte do município de Pouso Alegre

Pároco: Padre Heitor de Menezes, CMF

Vigários Paroquiais: Pe. Francisco de Barros Nunes, CMF e Padre José Maria Collell Fargas, CMF

Contato:

Praça Imaculado Coração de Maria, 01

37550-000 - Pouso Alegre - MG

evangelizacao@santuariodepousoalegre.com.br

www.santuariodepousoalegre.com.br

No dia 04 de janeiro de 1902, os missionários empenhados em construir um Santuário dedicado ao Coração de Maria, lançaram a primeira pedra do futuro templo. Dom João Batista Correa Nery, bispo da época, benzeu a pedra fundamental. O local, dedicado ao Imaculado Coração de Maria, demonstrava a grande devoção dos Missionários ao Imaculado Coração de Maria, refletida na devoção popular da região.

As obras da construção do Santuário foram financiadas com colaborações recebidas nas missões onde os missionários iam para pregar em toda região, bem como as espórtulas dos trabalhos missionários. O povo de Pouso Alegre e região também contribuiu generosamente, devotos do Imaculado Coração de Maria, por meio de eventos que promoviam para angariar os fundos necessários. Todo o custeio da obras e deve ao empenho dos missionários e a fé do povo pouso alegrense.

A inauguração do templo se deu no dia 07 de dezembro de 1905. Desde então, começaram as múltiplas atividades no Santuário: Missas, Adoração ao S. Sacramento, confissões, catequese, novenas, coroações, recitação do rosário e atendimento aos pobres.

Em 1976, o Santuário foi elevado à condição de Paróquia, sendo seu primeiro pároco o Pe. Euzébio Lecue, cmf. No dia 08 de dezembro de 2013, foi elevado à categoria de Santuário Arquidiocesano, tendo como primeiro reitor o atual pároco, Pe. Heitor de Menezes, CMF.

Publicado no dia 03/04/2017