Paróquia São José Operário - Pouso Alegre - por Pe. Andrey Nicioli

37550-000 - Pouso Alegre - MG

(35) 3423-8029/ 3421-6544

psjopa@yahoo.com.br

A criação da Paróquia São José Operário por Dom José D'Ângelo Neto, a 24 de agosto de 1988, é consequência do desenvolvimento da região sudeste de Pouso Alegre. A origem da comunidade alude aos primórdios do cristianismo. Assistida inicialmente pela paróquia cujo titular é o Bom Jesus, a futura área desmembrada teve como primeiro templo a Capela São Pedro e São Paulo, pilares da Igreja de Cristo. Tão simples como as catacumbas frequentadas pelos primeiros cristãos, essa capela, construída sob a coordenação do Padre Luiz Cesar Moraes, foi a Igreja Matriz provisória da paróquia.

A edificação da Igreja Matriz foi umas das prioridades do segundo pároco, Monsenhor João Aparecido de Faria, que obteve total apoio dos fiéis nessa empreitada. Monsenhor Benedito Marcílio de Magalhães e o Padre Wilson Mário de Morais deram continuidade à construação do templo, fronteiro a uma obra monumental e inspiradora de Dom José: o novo prédio do Seminário Arquidiocesano.

Nas últimas décadas, houve o surgimento de novas comunidades, pastorais e movimentos, com atuação decisiva dos leigos. O Monsenhor Benedito esteve no centro de dois dos principais fatos da história da paróquia: seu jubileu áureo sacerdotal, em 2008; e sua morte, em 2011.

A finalização da construção da Igreja Matriz se deu com padre Omar Aparecido Siqueira em 2016.

Publicado no dia 04/04/2017