Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Santa Rita do Sapucaí - por Pe. Andrey Nicioli

Criação: 2003

Abrangência: parte do município de Santa Rita do Sapucaí

Pároco: Padre Clemildes Francisco de Paiva

Vigário Paroquial: Padre Flávio Sobreiro da Costa

Contato:

Avenida Amazonas, 278

Bairro Boa Vista

37540-000 - Santa Rita do Sapucaí - MG

paroquiafatima@veloxmail.com.br

A semente da Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi lançada sob o solo de Santa Rita do Sapucaí em novembro de 1955, com a vinda de uma imagem portuguesa da futura padroeira, por iniviativa de três frades capuchinhos. Durante seis dias, com a presença do bispo auxiliar Dom Oscar de Oliveira, a imagem visitou casas e instituições do município, o que desvelou a devoção de muitos de seus habitantes pela santa. Percebendo a força desse sentimento, o Monsenhor José Carneiro Pinto trabalhou arduamente pela construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e por sua elevação a sede paroquial.

Em outubro de 1986, os defensores de uma nova paróquia para Santa Rita constituíram um comissão, composta por José Clementino Teixeira, Mara José Dias Teixeira e Mariângela Tavares Caetano. Os esforços do Monsenhor José e de uma legião de leigos foram coroados de êxito no dia 26 de fevereiro de 2003, quando Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho criou a primeira paróquia como Arcebispo de Pouso Alegre. O primeiro pároco, padre João Batista Neto, foi nomeado na mesma data e cumpriu o encargo por quase sete anos. Entre suas realizações estarão a estruturação de pastorais, movimentos e conselhos; as construções da casa e do escritório paroquias; e a reforma da Matriz.

Sob os paroquiatos do padre Marco Aurélio Gubiotti e do Cônego Wilson Mário de Morais, a vida pastoral ganhou foi fortalecida, com o incentivo da participação leiga nas comunidades e movimentos. Cônego Wilson, também, foi o responsável pela elaboração do projeto de reforma da Igreja Matriz, o qual foi colocado em prática pelo padre Clemildes Francisco de Paiva, que também reformou o escritório paroquial.

Publicado no dia 04/04/2017