ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Paróquia São Francisco de Assis - Camanducaia (Distrito de Monte Verde) - por Pe. Andrey Nicioli


Criação: 2004

Abrangência: parte do município de Camanducaia (Distrito de Monte Verde)

Pároco: Padre Leandro de Carvalho Raimundo

Contato:

Avenida Monte Verde, 2257

Centro

37653-000 - Monte Verde - MG

(35) 3438-1392/ 3433-8265

 

Ao contrário das demais localidades da Arquidiocese de Pouso Alegre, Monte Verde se formou em torno de um templo protestante. Isso porque os primeiros moradores, oriundos da Letônia, eram membros da Igreja Batista. O trabalho dos católicos no distrito começou na década de 1970, tendo tentre seus pioneiros o padre Adolfo Fabbri (celebrande da primeira missa, em 13 de março de 1976), o Monsenhor Benedito Marcílio Magalhães (ex-pároco de Camanducaia) e a Irmã Margarida Anchieta Rezende Costa. 

Em março de 2001, Dom Ricardo Pedro criou a Capelania de Monte Verde e encarregou o padre José Aparecido Cavalcanti Franco de implantar a pró-paróquia. O primeiro templo católico do distrito já havia sido transformado em Capela do Santíssimo, pois apenas a futura Igreja Matriz oferecia espaço suficiente para missas. À época, cerca de 60 famílias frequentavam a Capela de São Geraldo, em dependências cedidas por uma empresa de donos luteranos. 

Desmembrada de Camanducaia, a Paróquia São Francisco de Assis foi instalada a 10 de outubro de 2004. O primeiro pároco, padre José Franco, salientou em sua posse a convivência harmoniosa com os protestantes, a começar por Verner Grinberg, fundador do vilarejo e doador do terreno da primitiva capela. 

 

 

 

 

Publicado no dia 04/04/2017