Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Cambuí - por Pe. Andrey Nicioli

Criação: 2014

Abrangência: parte do município de Cambuí

Pároco: Padre Omar Aparecido Silveira

Contato:

Rua Antonio H. Magalhães, 923

Vila Nossa Senhora Aparecida

37600-000 - Cambuí - MG

www.minhamaeaparecida.com.br

A história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é diferente do início do culto e devoção à Padroeira do Brasil. Vila Nossa Senhora Aparecida, formada por gente simples e humilde, mas de uma grande devoção a Mãe Aparecida, o povo se reunia nas casas para o estudo bíblico, reza do terço, campanha da fraternidade e novena do natal. Com o crescimento da Vila, também surgiu a necessidade de um local onde a comunidade pudesse se reunir para celebrar e desenvolver seus trabalhos pastorais. Esta idéia amadureceu com as missões redentoristas, em 1981, que despertou desejo de mudança e construir uma base solida de estruturação da comunidade.

Ao pé daquela cruz o povo se reunia para rezar e agradecer a Nossa Senhora pelas graças recebida. Pessoas vinda de longe em romaria. Este fato aconteceu durante 1981 a 1986. E neste período, aquele terreno foi doado para a construção da igreja, e com o tempo foram incorporados outros terrenos ao redor, uns doados e outros comprados.

No dia 12 de outubro de 1986, Cônego Foch Morais Teixeira se prontificou em celebrar a primeira missa no pé do cruzeiro. Foi uma missa improvisada numa barraca, contado apenas com o necessário para a celebração. No ano seguinte, no mês de março deu-se inicio a construção da igreja em homenagem a Nossa Senha Aparecida, com ajuda da Prefeitura de Cambuí, Córrego do Bom Jesus e Estiva, que forneceram caminhões para transportar barro para a fabricação de tijolos,os quais seriam usados na construção, também contando com ajuda de mutirões dos moradores da comunidade.

Em dois anos a construção foi concluída, e foi eleita uma comissão para administrar a parte externa da Igreja. A inauguração aconteceu, em 12 de outubro de 1988.E no dia dois de fevereiro de 2014 foi instalada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, assim como também a posse canônica do primeiro pároco, padre Omar Aparecido Silveira. O evento contou com a participação do então Arcebispo, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, de vários padres da Diocese e filhos da cidade, e dos representantes da paróquia Nossa Senhora do Carmo e dos leigos(as) que compõem a nova paróquia Nossa Senhora Aparecida.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, divide-se em 02 Comunidades Urbanas: Santa Edviges e Nossa Senhora Aparecida, e 13 Rurais: *Água Comprida *Portão *Serra do Cabral *Vargem dos Ilhéus *Pessegueiros *Lopes *Fonseca *Congonhal *Rio do Peixe *Campestre *Nunes de Baixo *Nunes de Cima *Furnas.

Publicado no dia 05/04/2017