ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Paróquia São José - Pouso Alegre (Distrito São José do Pantâno) - por Pe. Andrey Nicioli


Criação: 2012

Abrangência: parte do município de Pouso Alegre (Distrito São José do Pantâno)

Pároco: Padre Marcos Roberto da Silva

Contato:

Avenida Dr. Vinícius Meyer, 230

Distrito São José do Pantâno

37550-000 - Pouso Alegre - MG

 

A criação da Paróquia São José, no Distrito do Pantâno, teve como grande motivado o padre Maurício Estevão, na época administrador paroquial da Paróquia São Geraldo Magela e responsável pela comunidade do distrito de Pouso Alegre. Ele foi o responsável pela conscientização dos fiéis e também pela preparação estrutural para acolher a nova Paróquia. Esse foi um ganho pastoral para a Arquidiocese de Pouso Alegre. 

A missa durante qual foi oficializada a criação da nova Paróquia se deu no dia 19 de março de 2012, tendo sido presidida pelo então Arcebispo Metropolitano, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho - Opraem e concelebrada por diversos padres da Arquidiocese. Centenas de fiéis também participaram da celebração. A nova paróquia é constituída por um território de 126 km, tendo um população de cerca de 12 mil pessoas, distribuídas em 3 distritos e 6 comunidades rurais.

Mas a definição do pároco ainda não tinha sido decidida, sendo o padre Maurício Estevão permanecendo como responsável pelo atendimento espiritual e administrativo. O primeiro administrador paroquial, padre Odair Lourenço Ribeiro, assumiu seus trabalhos no dia 27 de setembro do mesmo ano. 

O primeiro pároco da Paróquia São José foi o padre Marcos Roberto da Silva, que tomou posse canônica no dia 25 de agosto de 2016. 

 

 

 

 

Publicado no dia 05/04/2017