ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Representantes de PA participam do Muticom Leste 2 - por Pe. Andrey Nicioli


O assessor da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Pouso Alegre, padre Andrey Nicioli, e a agente da Pascom, Cláudia Couto, participaram entre os dias 02 e 03 de junho do Mutirão de Comunicação organizado pelo Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O encontro ocorreu na Puc de Belo Horizonte e teve a coordenação geral do Arcebispo de Juiz de Foram, Dom Gil Antônio Moreira. Cerca de 181 pessoas, de 19 Dioceses do regional, estiveram presentes. 

Na abertura também esteve presente o Bispo referencial para a Comissão Episcopal para a Comunicação, Dom Darci José Nicioli - C.Ss.R. Na palestra de abertura, o padre Antônio Camilo (Diocese de Juiz de Fora) e o professor Mozahir Salomão (Diretor de Comunicação da Puc-BH) fizeram uma exposição sobre "A comunicação do Papa Francisco". Segundo o professor Mozahir, o Santo Padre se destaca na comunicação, principalmente, pela sua espontaneidade, tornando-se um metaacontecimento.

"O Papa tem a capacidade de dialogar com o mundo. Ele sabe se fazer presente na web pela abertura, espontaneidade e acolhida. É também o Papa da alegria, que quer tocar os fiéis. Torna-se um metaacontecimento: discurso feito ação e ação feito discurso", disse. 

Já o padre Antônio Camilo reafirmou sobre a comunicação simples, mas cheia de significado do Papa Francisco.

"O Papa Francisco inverte de negativa para positiva a imagem da Igreja diante dos Meios de Comunicação Social. Comunicação simples mas profunda, que constrói imagens ao falar", disse.

Já na parte da manhã do sábado, 03, o primeiro convidado foi o Assessor de Comunicação da CNBB, padre Rafael Vieira, que abordou sobre o tema "Comunicação na Igreja: Pascom - Assessoria de Imprensa". Ele deu uma visão geral dos trabalhos e características de cada função e os riscos em confundi-las. Entre as características específicas, destaca-se:

"Pascom = solicitude da Igreja, espiritualidade, fé explicada, evangelização, apoio às pastorais, suporte para serviços, animação para atualizações tecnológicas; Assessoria de Imprensa = trabalho profissional, vínculo trabalhista, estudo e conhecimento, contato com profissionais, promoção de eventos jornalísticos, ajuda no monitoramento de mídia, produção institucional", apontou.

Sobre a Pascom, padre Rafael fez questão de reafirmar que "a Pascom não nasceu para ser uma pastoral a mais, mas ela atua de maneira transversal em todas as pastorais". 

Terminando o ciclo de palestras, a delegada de Polícia, Helen Sandenberg, fez sua exposição sobre os crimes na internet. Ela disse que a era da tecnologia é também a era da insegurança, apontando os novos paradigmas e novos desafios. E qual a melhor forma de combate à esses crimes?  

"O combate a esses crimes começa pela prevenção, na educação e exercício consciente da cidadania. A responsabilidade é de todos: pais, educadores, iniciativa privada e pública", afirmou. 

No período da tarde, os participantes puderam participar de algumas oficinas, como: fotografia, produção de texto e Pascom. O Muticom Leste 2 terminou com a Celebração da Eucarístia, presidida por Dom Gil e concelebrada pelos padres participantes do encontro. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Cláudia Couto - Pascom Arquidiocesana

Publicado no dia 05/06/2017