ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Paróquia Sant'Ana - Silvianópolis - por Pe. Andrey Nicioli


Criação: 1748

Abrangência: Silvianópolis

Pároco: Padre Heraldo José dos Reis

Endereço:

Rua Major Feliciano, 35 – Caixa Postal 11

37560-000 – Silvianópolis – MG

(35) 3451-1311

 

 

A Paróquia de Sant'Ana é a mais antiga Paróquia da Arquidiocese de Pouso Alegre, fundada em Novenbro de 1748 pelo 1º Bispo de São Paulo, D. Bernardo Rodrigues Nogueira, tendo como seu primeiro vigário o Padre Lino Esteve de Abreu. Sua rica história teve como figuras proeminentes no último semi-século um sacerdote e duas congregações femininas. A presença do padre Geraldo Rodrigues Resende (1961 a 1977) foi bastante significativa por seu trabalho em favor dos pobres. A gragilidade física do sacerdote não foi empecilho para o trabalho pastoral e o atendimento aos necessitados.

Entre os institutos, as Irmãs da Providência de Gap foram as que conviveram por mais tempo com os silvianopolenses. Desembarcaram no município em 1951 para cuidar do Orfanato e Escola doméstica Santa Águeda, o que fizeram até 1973. Os fieis mais antigos da Paróquia ainda se recordam da louvável contribuição das religiosas na dimensão educacional, na formação cristã e na promoção humana. 

Em 1977, Silvianópolis despediu-se do inesquecível padre Geraldo, acolhendo, porém, três representantes da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário. Trazidas pelo padre Maurício Pieroni, as calvarianas mereceram fervorosa recepção, na qual tomou parte o arcebispo Dom José d'Angelo Neto. A congregação ocupou-se de trabalhos pastorais e obras sociais, deixando a cidade em 1988. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações do livro "Arquidiocese de Pouso Alegre - 50  anos". 

Publicado no dia 06/03/2017