ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Paróquia São Francisco de Paula e N. S. de Fátima - Ouro Fino - por Pe. Andrey Nicioli


Criação: 1749

Abrangência: parte do município de Ouro Fino

Pároco: Cônego Mauro Morais

Vigário paroquial: Pe. Agenor Roberto da Silva

Endereço:

Praça Mons. Teófilo, 182 – Caixa Postal 122 

37570-000 – Ouro Fino – MG

(35) 3441-1080 – 3441-2069

santuariodeourofinomg@yahoo.com.br

 

 

 

Em 8 de março de 1749 foi criada pelo Bispo de São Paulo a Paróquia de São Francisco de Paula no arraial de Ouro Fino, situado na bacia do Rio Mogi, então sob a regência do Guarda Mor Francisco Martins Lustosa, onde os paulistas haviam descoberto ouro. Desde então, São Francisco de Paula se tornou o padroeiro. O Santuário possui a relíquia de São Francisco de Paula, tendo sido enviada do Vaticano pelo Papa Pio XII, no dia 18 de julho de 1957, vinda de Paula, terra natal do Padroeiro. A igreja Matriz foi elevada a Santuário aos 13 de maio de 2007, tendo como co-Padroeira Nossa Senhora de Fátima, por isso celebra-se a Festa dos Padroeiros dia 13 de maio.

A mais antiga paróquia de Ouro Fino viveu várias despedidas emocionantes em sua história recente. Em janeiro de 1981, a cidade destinou lágrimas e discursos de agradecimento ao Monsenhor José Roberto da Silva durante a última missa de seu paroquiato, que durou 20 anos. O segundo adeus foi comunicado aos fiéis em abril de 1996 pelo então pároco, Monsenhor Vicente Pereira Gomes: os frades capuchinhos deixariam o município sul-mineiro após 44 anos de benfazeja presença. 

Algumas despedidas coexistiram com grande regozijo. Assim foi na ocasião do anúncio de que o Padre João Bosco Óliver de Faria, sucessor do Monsenhor José Roberto, se tornaria bispo auxiliar de Pouso Alegre, em 1987. Até o final daquele ano, os ouro-finenses tiveram um pároco-bispo, que deixou marcas no trabalho com famílias, crianças e jovens. 

Em fevereiro de 1996, Ouro Fino foi palco da ordenação episcopal de um de seus filhos, Dom Mauro Montagnoli, bispo de Ilhéus (BA) desde então. Oito mil pessoas participaram da celebração no Ginásio Poliesportivo. No dia 26 de maio de 2013, Ouro Fino via mais um filho seu ser ordenado Bispo: Dom Marco Aurélio Gubiotti, nmeado bispo de de Itabira-Coronel Fabriciano. 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no dia 06/03/2017