Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Camanducaia - por Pe. Andrey Nicioli

Criação: 1779

Abrangência: parte do município de Camanducaia

Pároco: Cônego José Donizete Moreira

Vigário Paroquial: Pe. Leonino Morais

Endereço:

Praça Capitão Valêncio Ferreira Dantas, 06

Centro - 37650-000 – Camanducaia – MG

(35) 3433-1348 – 9929-2747

Quando corria a notícia da criação da Arquidiocese de Pouso Alegre, em 1962, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição se mobilizava para construir sua nova Igreja Matriz. A antiga sede paroquial havia sido demolida em 1961, depois de um desabamento parcial do telhado no ano anterior. O então pároco, Monsenhor Benedito Marcílio de Magalhães (1961 a 1968), organizou eventos os mais variados em benefício da edicação da Matriz: festas, leilões, coroação da rainha do milho, mutirões de famílias, campanha dos tijolos pelas crianças.

A sagração e bênção do novo templo ocorreram em setembro de 1966 e foram motivo de grande júbilo entre os paroquianos. Durante a sua frutífera passagem pelo extremo-sul de Minas, Monsenhor Benedito inaugurou também a primitiva casa paroquial (1963). Depois de dois pastoreios efêmeros, Camanducaia recebeu como pároco o padre Sebastião Teixeira Beraldo, que passaria os 28 anos seguintes naquelas paragens. Nesse extenso paroquiato, ergueu-se a atual Casa Paroquial e surgiram diversos grupos e pastorais.

Sob a proteção da Virgem Maria, Camanducaia gerou, orgulhosa, duas "filhas": as Paróquias São Sebastião de Itapeva (1985) e São Francisco de Assis (2004).

Publicado no dia 06/03/2017