Paróquia Bom Jesus (Catedral) - Pouso Alegre - por Pe. Andrey Nicioli

37550-000 – Pouso Alegre – MG

3423-4361 – 3422-8509 – 3421-2455 – 9938-7947

catedralpousoalegre@yahoo.com.br

Igreja mãe da Arquidiocese de Pouso Alegre, a Catedral Metropolitana do Senhor Bom Jesus teve apenas quatro curas em oito décadas. O Monsenhor Octaviano de Carvalho Lamanères ocupou essa função durante 47 anos (de fevereiro de 1931 até sua morte, em julho de 1978), dedicando-se diuturnamente à construção da nova catedral, a partir de 1948. Para sua sucessão, foi escolhido o Monsenhor Benedito Marcílio de Magalhães, em cujo paroquiato ocorreram a conclusão das obras e a sagração do templo, em 1980. Monsenhor Benedito liderou a Paróquia Bom Jesus até fevereiro de 1996, dois meses depois de entregar aos fiéis outra igreja, erigida sob a invocação de Santo Antônio (hoje paróquia Santo Antônio).

O Cônego Mauro Morais foi o cura da Catedral de 1996 a 2006. Logo no início de seu mandato, reabriu a Capela de Santa Dorotéia e criou um boletim informativo. O último pároco foi Cônego Edson José Oriolo, que se empenhou na consolidação da Catedral como centro de espiritualidade do Arcebispado. Em 2011, os sinos do templo foram restaurados e quebraram um silêncio de ao menos três décadas. A reinauguração foi anunciada em outubro com 163 badaladas, após a missa em comemoração ao 163º aniversário de emancipação de Pouso Alegre. Ele permaneceu como cura da Catedral até sua nomeação pelo Papa Francisco, no dia 15 de abril de 2015, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Ordenação Episcopal foi celebrada no dia 11 de julho na própria Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

Para esse processo de transição, o Cônego Vonilton Augusto Ferreira foi nomeado pároco e cura. Cônego Vonilton foi o responsável pela instalação da nova paróquia, desmembrada da sua, a paróquia Santo Antônio. A missa solene de instalação da nova paróquia se deu no dia 24 de agosto de 2015.

Publicado no dia 07/03/2017