Basílica Nossa Senhora do Carmo - Borda da Mata - por Pe. Andrey Nicioli

A História

O lançamento da pedra fundamental da Nova Matriz de Nossa Senhora do Carmo ocorreu em 16 de julho de 1951.A execução da planta em estilo romano-lombardo foi confiada ao arquiteto Cav. José Sachetti. A construção foi entregue ao Sr. Rogério Gissoni e a direção ao mestre de obras Sr. José Firmo Werneck. As esculturas foram confiadas ao grande mestre das artes sacras Celestino Roiz Artigas. Começava então a realização de todo esse vasto e grandioso monumento, que iria exigir muito trabalho e que deveria ser o marco da fé e esperança em Borda da Mata.

Mesmo sem estar totalmente pronta, a Primeira Missa no local foi realizada na Noite de Natal de 1954, oficiada pelo Revmo. Pároco Cônego Pedro Cintra. Em julho de 1958 estava pronta a Nova Matriz de Borda da Mata. Foi sagrada por seu filho mais ilustre, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom João Rezende Costa. A Matriz de Nossa Senhora do Carmo é um monumento que assinala uma época e o marco do primeiro Centenário da Paróquia, dos cem anos de vida religiosa dos habitantes de Borda da Mata. Em 23 de setembro de 1962 toma posse o 1º Arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre: Dom José D’Ângelo Neto. Foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Pouso Alegre Dom João Bosco Óliver de Faria.

Com o falecimento de Dom José D’Ângelo Neto, toma posse o 2º Arcebispo Dom João Bergese em 22 de junho de 1991. Dom João Bosco toma posse da Diocese de Patos de Minas. Dom João Bergese faleceu repentinamente no ano de 1996 e em 3 de dezembro do mesmo ano tomou posse o 3º Arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho. Em 2 de março de 1997 começou o paroquiato do Pe. Édson José Oriolo dos Santos.

Em 2005, a população de Borda da Mata recebeu com alegria a notícia de sua Igreja Matriz seria elevada à Basílica. A instalação se deu no dia 08 de dezembro de 2005.

Nesse tempo, foram párocos e reitores os padres: Pe. José Donizete Moreira; Pe. Benedito Ramon Pinto Ferreira; Côn. Vonilton Augusto Ferreira; e padre José Setembrino de Melo, este último sendo o atual pároco e reitor da Basílica Nossa Senhora do Carmo.

Praça Nossa Senhora do Carmo, 113

Borda da Mata - MG

www.basilicabordadamata.com.br

atendimento.basilicadocarmo@hotmail.com