Santuário de Santa Rita de Cássia - Extrema - por Pe. Andrey Nicioli

A História

A elevação de Igreja Matriz à dignidade de Santuário ocorreu no dia 10 de maio de 2008. Mas essa história começou há muito tempo, em 1819, com o pedido da construção de uma capela no povoado de Registro, que origem à Extrema. Nessa época o povoado já era habitado por alguns moradores, principalmente fazendeiros vindos de Camanducaia (MG), Bragança Paulista (SP), Atibaia (SP) e São João do Curralinho (SP), atual Joanópolis. Uma petição foi enviada para a Cúria Metropolitana de São Paulo, no sentido de se edificar uma ermida e de se constituir um patrimônio de fiança e favor da capela, mas somente em 7 de agosto de 1832 foi passada provisão autorizando a construção da capela consagrada à invocação de Santa Rita, que seria erguida no centro de 30 alqueires de terra,  doados pelo fazendeiro José Alves, conhecido como Zeca Alves, devoto da santa.

Porém, apenas em 1832 foi autorizada a construção da capela consagrada à invocação de Santa Rita. A instituição canônica como paróquia ocorreu em 22 de dezembro de 1871. A primeira audiência do Juízo de Paz, sob a presidência do juiz Francisco da Silva Teles, foi realizada seis anos depois, em 1839. Já no dia 12 de outubro de 1871, por meio da Lei 1.858, o povoado de Registro passou a ser distrito, só que, a partir desta data, com a denominação de Santa Rita de Extrema (por se localizar no Extremo Sul de Minas Gerais). No dia 22 de dezembro desse mesmo ano, deu-se a instituição canônica como paróquia.

No ano 1874, o desembargador Bernardo Saturnino da Veiga registrou a existência de 60 casas em Santa Rita de Extrema, formando essas casas quatro ruas irregulares e um largo onde se acha colocada à Igreja Matriz e um modesto cemitério.

O Santuário conta com uma imagem fac-símile (cópia idêntica), feita em Roma, do corpo preservado de Santa Rita que se encontrava na Basílica de Cássia, na Itália, e duas relíquias sagradas da santa, em latim Particula Ex Ossibus (partícula óssea) e Particula Ex Indumentis (partícula do manto de freira).

Praça Getúlio Vargas, 09

Extrema - MG

(35) 3435-1066/ 3435-3701

santuario@santuariosantaritadeextrema.org