Santuário do Senhor Bom Jesus - Córrego do Bom Jesus - por Pe. Andrey Nicioli

A História

Com a doação de um terreno feita pelo Sr. Joaquim Bueno de Morais e sua esposa Dona Dionísia Bueno de Vasconcelos, em 1865, para a construção da capela, o povoado ao Bom Jesus começou a ser fundado. Joaquim Bueno tentou levantar sozinho a primeira capela de Córrego no terreno doado, mas não conseguiu. Então com a ajuda do Vigário da paróquia de Cambuí, Padre Caramuru, convocou uma reunião no dia 25 de agosto de 1872, na sacristia da Igreja Matriz de Cambuí, com as principais figuras da cidade e do bairro do Córrego, para darem procedimento às obras.

Nesta reunião foi eleita a Comissão de Obras e constituída a festa do Senhor Bom Jesus no dia 06 de agosto. O Sr. Joaquim Bueno de Morais expôs como Procurador tudo o que ele já havia realizado para a construção da Capela. O Presidente da Comissão, Padre Caramuru, propôs que na ata constasse um voto de louvor ao Sr. Joaquim Bueno de Morais, por ter tomado sobre si desde o começo a tarefa da construção da capela do Sr. do Bom Jesus do Córrego. José Tibúrcio de Salles foi contratado pela comissão por oitocentos mil réis para construção da Capela.

A Paróquia do Córrego do Bom Jesus foi criada, ainda pela Diocese de São Paulo, em 1899. Segundo documento, a criação da Paróquia foi através de um requerimento do Vigário de Cambuí, Pe. José da Silva Figueiredo Caramurú. O documento que se tem é uma provisão assinada por Mons. Dr. Tergo O’Connor D...,Vigário Geral do Bispado. Autoriza a escrever os livros paroquiais e transcrever o citado documento "e tudo mais que lhe aprouver" ao pároco Vicente Maria Sansoni da capella do Córrego hoje freguesia curada. Subscreve Pe. José Marcondes de Araújo Silva, secretário do Bispado". O documento foi transcrito, assinado e afixado pelo Pe. Caramurú, em 20 de Fevereiro de 1899

Segundo o Livro de Tombo da Paróquia, a consagração canônica como Santuário aconteceu em 1911, durante a visita Pastoral do 2º Bispo de Pouso Alegre, Dom Assis. Em 1972, 90 anos após a chegada da Imagem, foi construída a atual Igreja pelo Vigário Cônego Foch Morais Teixeira, juntamente ao povo e dedicada a Comissão Fundadora. A Igreja foi benta pelo Arcebispo Dom José D’Angelo Neto e consagrada como Santuário do Senhor Bom Jesus.

Praça Miguel Chiaradia, 98

Córrego do Bom Jesus - MG

sbjesus1911@yahoo.com.br

www.santuariobomjesusmg.com.br

Reitor e Administrador Paroquial

Pe. Vanir Ramos Barbosa

Horário de Missas

Sábado: 19h

Domingo: 9h e 19h;

1ª sexta-feira do mês: 19h

Novena do Bom Jesus: Todo dia 06 do mês: 19h.

3ª quinta-feira do mês - Missa da Misericórdia:19h.

Atendimento de Confissões

3ª feira: 14h às 17h