Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa - Monte Sião - por Pe. Andrey Nicioli

A História

Em Monte Sião foi construída a primeira igreja dedicada à Medalha Milagrosa no ano de 1849. Pesquisas realizadas em documentos arquivados na Cúria de São Paulo, Pouso Alegre, em arquivos paroquiais e particulares de Ouro Fino e Monte Sião, comprovam a afirmação desse pioneirismo religioso. De fato, no mesmo ano em que se deu o milagre da aparição da Virgem Santíssima a Catarina Labouré, cerca de 105 famílias católicas habitavam as terras de Monte Sião. Na época, o lugarejo ainda estava coberto por densa mata, sem padre, sem igreja e com precário meio de comunicação, porém, calcula-se por volta de 1838, quando o lugarejo era elevado a arraial do Jabuticabal, a devoção da Medalha Milagrosa já estava ali.

Segundo pesquisas, a autorização do Bispado de São Paulo, para a edificação da capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa deu-se pela Provisão datada de 29 de março de 1849 e o primeiro templo religioso localizava-se bem no centro da atual Praça "Prefeito Mário Zucato". Sua respectiva bênção oficial ocorreu a 13 de abril de 1850, também por Provisão da Câmara Capitular de São Paulo, à qual eclesiasticamente pertencia a capela. Em 1881, o então curato de Monte Sião foi elevado à instituição canônica de Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. No ano de 1934, no paroquiato do Pe. José Eugênio de Faria, mais conhecido por padre Zequinha, teve início a construção da atual Igreja Matriz, no mesmo lugar da anterior. Quatro anos após, as obras em fase de acabamento passaram à responsabilidade do novo vigário, Pe. Gustavo Moreira de Abreu. A partir daí algumas modificações foram feitas e a construção concluída na década de 50.

No período de 1974 a 1998 a paróquia esteve sob os cuidados dos padres da Congregação dos Agostinianos da Assunção. A 5 de novembro de 1999, depois de muitos estudos, pesquisas, comprovações de Graças recebidas pela intercessão de Nossa Senhora e por ser o primeiro local do mundo dedicado a Medalha Milagrosa, dá-se solenemente a elevação da Igreja Matriz a Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa através do Decreto do Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho.

Rua Pe. Cornélio, 82

Caixa Postal: 22