Nossa Senhora da Piedade - Itajubá - por Pe. Andrey Nicioli

A História

A história da devoção a Nossa Senhora da Piedade teve início na noite de 10 de outubro de 1914 quando, em sonho, Dona Virgínia Antônia dos Santos foi avisada de que encontraria uma imagem no caminho da santa cruz. No dia seguinte, Dona Virgínia, ao passar por uma trilha no bairro Mato Dentro no município de Piranguinho, encontrou a imagem que lhe fora anunciada no sonho. Com alegria e respeito, ela levou a pequenina imagem para a sua casa e, no ano seguinte, mudou-se para o bairro Tijuco Preto, em Itajubá, nas terras do Sr. José Dias Chaves Sobrinho e Dona Ana Laura Pereira.

Dona Virgínia guardava com muito carinho a imagem de Nossa Senhora na cabeceira de sua cama e sempre reunia a família e os vizinhos para rezarem o terço. Certa vez, Dona Virgínia orou e pediu a Deus que revelasse o nome da santa, até que um dia, sentada na cozinha, ela adormeceu e teve um sonho. Avistou um grande salão cheio de flores brancas, um banco com três moças sentadas e um armário que guardava a imagem. De repente, a porta do armário se abriu e as três moças exclamaram uma após a outra: ’Nossa ...Senhora ...Piedade!’

Nesse instante, Dona Virgínia despertou e contou aos que estavam perto a respeito do sonho que acabara de ter. Depois disso, ela não teve mais duvidas de que o nome da santa encontrada seria Nossa Senhora da Piedade.E o nome foi tão significativo que o bairro Tijuco Preto passou a se chamar ‘Piedade’. Então, a devoção foi crescendo de tal modo que o Sr. Irineu José Dias, filho de José Dias Chaves Sobrinho, mandou construir um quartinho, do lado externo da casa de Dona Virgínia, para servir de capelinha a todos os que lá passavam para visitar a imagem e fazer orações.

Aos 12 de agosto de 2007, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade foi dedicada e elevada a Santuário pelo Arcebispo Metropolitano Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho - O. Praem. A instalação do santuário foi possível graças á historia de fé daqueles que não pouparam sacrifícios e cuidaram para que esse pequeno ‘torrão da Arquidiocese ‘ frutificasse em graças e bênçãos para todo o povo de Deus. Foi levada em consideração a trajetória de peregrinação dos devotos – que remonta o ano 1915-, o grande fluxo de intercessão de Nossa Senhora da Piedade.

O Santuário da Piedade, consagrado pelo povo com modéstia e simplicidade, se tornou um lugar de oração e peregrinação, para se viver e testemunhar o amor de Deus. Ele tem sido berço de fé de muita gente, porta de entrada para a vida sacramental de inúmeros fieis, templo de consagração da vida e vocação dos devotos de Nossa Senhora. Agora, elevado a Santuário, cumpre oficialmente e de modo proeminente uma nobre e valiosa missão de unir o povo de Itajubá e região e Deus, razão do peregrinar de todo aquele que vem a este mundo.

A novena vai de 6 a 14 de agosto, culminando com a festa dia 15. Neste dia, são celebradas 8 missas: 07h, 08h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h e 17h30 para atender os fieis que chegam de diversas localidades do país. Mais de 20 mil fieis passam pela imagem de Nossa Senhora da Piedade no dia 15 de agosto para agradecer e louvar a deus pela intercessão amorosa desta Santa tão pequena ,tão simples,mas poderosa e prodigiosa em milagres e graças.

Rua Antônio P. de Almeida, 118

Bairro Piedade