ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Santuário de Santa Rita de Cássia - Santa Rita do Sapucaí - por Pe. Andrey Nicioli


A História

Esta história de fé e tradição teve início no ano de 1821, quando um casal português chegou à região trazendo entre suas bagagens uma imagem de Santa Rita de Cássia. Manoel da Fonseca e Genoveva Maria Martins se encantaram pela região do Sul de Minas Gerais e resolveram adquirir propriedades às margens do Rio Sapucaí, permanecendo por estas terras até a sua morte. 

O início da devoção a Santa Rita se deu quando Manoel se feriu gravemente em uma queda enquanto trabalhava na construção de sua fazenda. Com desejo de recuperar a saúde, prometeu à santa a doação de oito alqueires de terra para a construção de uma capela em sua honra, como consta dos documentos do bispado assinados em 02 de maio de 1821 por ele e sua esposa. Alguns anos depois, tendo falecido Manoel, Genoveva mandou erguer uma capela onde colocou a imagem que trouxera de Portugal. A inauguração foi feita com missa solene celebrada aos 22 de maio de 1825 pelo Pe. Mariano Accioli de Albuquerque, na época Vigário da Paróquia Santa Catarina, em Natércia – MG.

Com a construção da capela, um povoado começou a ser formado ao redor do templo em honra à Santa. Foi quando as primeiras casas foram surgindo junto com a fé e a devoção a Santa Rita. Nesse tempo, o Padre Mariano Accioli de Albuquerque deu o cargo de Vigário Encomendado ao Padre Atanásio José Rodrigues para iniciar um trabalho pastoral junto à comunidade. Mais tarde, em 1836, o Vigário Encomendado recebeu o cargo de Cura do povoado que se formou ao redor da capela. Em 03 de abril de 1839, o Curato foi elevado a Freguesia e, algum tempo depois, foi criada a Paróquia de Santa Rita de Cássia, tendo como seu primeiro pároco o Pe. Atanásio Rodrigues, cuja posse também foi dada pelo Pe. Mariano Accioli de Albuquerque.

Em 01 de maio de 2009, às 9h, na Igreja de São Benedito, teve início a celebração eucarística de instalação do Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia. Numerosos fiéis, seminaristas, padres da Arquidiocese de Pouso Alegre, autoridades, bem como o pároco emérito, Monsenhor José Carneiro Pinto, o pároco em exercício, Cônego Vonilton Augusto Ferreira, o vigário Paroquial, Padre João Luiz Ferreira Peçanha, e o Diácono Elton Cândido Ribeiro acompanharam a relíquia de Santa Rita de Cássia em procissão rumo ao novo Santuário.   

Lá chegando, o arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho - Opraem, realizou o rito de abertura das portas, rezando com o pároco o salmo 23. Após a leitura do decreto de elevação a santuário, foram relembrados alguns fatos marcantes da história deste santuário, a saber, a fundação da paróquia em 1839, a chegada do fac-símile de Santa Rita de Cássia e da relíquia “ex-ossibus” em 1957, a dedicação da Igreja Matriz em 2005, os sacerdotes que nele trabalharam, os romeiros que lá visitaram e os milagres ocorridos por intercessão de Santa Rita.  

Em sua homilia, Dom Ricardo Pedro explicou a natureza e a finalidade do santuário e exortou os fiéis a se empenharem por participar ativamente do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Após a oração pós-comunhão, o arcebispo, acompanhado do pároco, do vigário e das autoridades presentes, descerrou a placa do novo Santuário, localizada na lateral direita de sua entrada. Ato contínuo, um representante da Comunidade Paroquial dirigiu palavras de agradecimento ao arcebispo, ao pároco e a todo o povo. 

 

Contato

Praça Santa Rita, S/N

Centro

37540-000 - Santa Rita do Sapucaí

 

(35) 3471-1134

contato@santuariodesantarita.com.br

www.santuariodesantarita.com.br

 

 

Reitor e Vigário paroquial

Côn. Benedito Ramon Pinto Ferreira - Reitor e pároco

Pe. Alexandre Acácio Nogueira - Vigário paroquial

Mons. José Carnerio -Pároco emérito 

 

Horário de Missas

2ª feira à 6ª feira: 19h

Domingo: 07h, 09h, 15h, 17h30 e 19h30

Todo dia 22 de cada mês: 07h, 15h e 19h (exceto aos domingos, prevalecendo os horários do dia)

 

Atendimento de Confissões

2ª feira: 14h às 17h

3ª feira à 6ª feira: 09h às 11h e 14h às 17h

 

Horário de Batizados

Todo segundo e quarto domingo de cada mês às 10h30

 

Casamentos

6ª feira: 20h30

Sábado: 10h, 11h, 17h e 20h30

 

 

 

 

Publicado no dia 16/03/2017