ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Vaticano divulga texto da nova Exortação do Papa Francisco - por Pe. Andrey Nicioli


O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (09) o texto da nova Exortação do Papa Francisco: Gaudete Et Exsultate, ou em portugêues, Alegrai-vos e Exultai, que reflete sobre o chamado à Santidade. 

Segundo o próprio Santo Padre logo no início do texto, "não se deve esperar aqui um tratado sobre a santidade, com muitas definições e distinções que poderiam enriquecer este tema importante ou com análises que se poderiam fazer acerca dos meios de santificação. O meu objetivo é humilde: fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades, porque o Senhor escolheu cada um de nós 'para ser santo e irrepreensível na sua presença, no amor' (cf. Ef 1, 4)".

A exortação começa por  apresentar-se como um “apelo” renovado à santidade como proposta radical de vida.

“O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados. Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa”, sublinha Francisco.

A terceira exortação apostólica do pontificado defende a necessidade de travar a “corrida febril” da sociedade contemporânea para recuperar espaço para Deus e tempo para os outros.

“Tudo se enche de palavras, prazeres epidérmicos e rumores a uma velocidade cada vez maior; aqui não reina a alegria, mas a insatisfação de quem não sabe para que vive”, adverte o pontífice, que fala na tentação de “absolutizar o tempo livre”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no dia 09/04/2018